top of page
  • Tsebaoth

Deus, sua voz e seu silêncio - Porque Deus fala em enigmas?

Em 1coríntios 13:12 "Porque agora vemos por espelho em enigma , mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido."


Somente com Moisés Deus falava cara a cara e sem enigmas, mas com seu povo Deus tratou através de parábolas, adágios e enigmas “Então, o Senhor desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda: depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras. Se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas. Pois ele vê a forma do Senhor. Como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?” ( Nm 12:5 -8); “E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda” ( Êx 33:11 ).

"Deus não queria falar por enigmas ao povo e mandou Moisés avisar-lhes para se prepararem para ouvir Deus quando falasse com Moisés, pois não falaria com Moisés em particular, antes queria que o povo escutasse sua Palavra “E disse o SENHOR a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao SENHOR” (Ex 19:9 ). Porém, quando chegou o grande dia em que todos ouviriam a voz de Deus, enquanto falava com Moisés, o povo ficou com medo e se retirou dizendo a Moisés:“Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos” (Ex 20:19). "Todo o povo, vendo os trovões e os relâmpagos, o som do shofar, a trombeta, e a montanha fumegante, sentiu grande pavor e procurou manter-se afastado. Rogaram a Moisés: “Fala-nos tu, e nós ouviremos; não nos fale diretamente Yahweh, para que não morramos! (Ex 20:18-19) Obs: O povo não se preparou; nem se arrependeu; questionavam porque só Moisés ouvia sua voz e queriam ouvi-la também - porém, quando Deus quis que o povo ouvisse lhes deu recomendações - contudo, ao ouvir sua voz, tiveram medo e se retiraram (deram as costas, saíram dalí), pois, de fato, não estavam preparados.

Para Complementar:

"Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher etíope. "Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés?", perguntaram. "Também não tem ele falado por meio de nós?" E o Senhor ouviu isso. Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra. Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: "Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três". E os três foram para lá. Então o Senhor desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente, e ele disse: "Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele. Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés?" Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou. Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para Miriã, viu que ela estava com lepra e disse a Moisés: "Por favor, meu senhor, não nos castigue pelo pecado que tão tolamente cometemos. Não permita que ela fique como um feto abortado que sai do ventre de sua mãe com a metade do corpo destruída". Então Moisés clamou ao Senhor: "Ó Deus, por misericórdia, concede-lhe cura!" O Senhor respondeu a Moisés: "Se o pai dela lhe tivesse cuspido no rosto, não estaria ela envergonhada sete dias? Que fique isolada fora do acampamento sete dias; depois ela poderá ser trazida de volta". Então Miriã ficou isolada sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu enquanto ela não foi trazida de volta." (Num 12:1-16) Porque Miriã ficou leprosa? Porque Deus havia se afastado dela por causa da afronta, pois na liberdade dos pensamentos dela o mal nasceu, havendo falta de temor, falta de submissão, e para provar o que ela é sem Ele. De fato, ela desafiou sua autoridade e pôs à prova sua palavra de honra. 1-Observação: O afastamento com Deus causa perecimento; vulnerabilidade ao diabo; Doenças espirituais da alma e da mente e doenças do corpo (físico); a morte; Nota: "será que Deus teria errado ao escolher Moisés? 2-Observação: "Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés?" a palavra apenas, discernindo a intenção de espírito revela a inveja, cobiça. 3-Observação: "Também não tem ele falado por meio de nós?" as palavras também e por meio de nós, discernindo a intenção de espírito revela desafio à autoridade, perca do respeito, falta de submissão ao líder escolhido, vanglória, autoexaltação; perderam o temor e ao criticá-lo consideraram que Moisés errou sem presumir o porque ele fez tal escolha, mas questionavam em seu interior, ao ponto de expressar numa conversa que poderia abalar a liderança caso esse argumento persuasivo chegasse ao povo, como consequência haveria divisão, pois a casa dividida não subsiste (como fez satanás aos Anjos do céu, convencendo a terça parte dos Anjos e colocando-os contra a autoridade de Deus, como dizer "porque Ele quer que o chamemos de Deus? ou quem o fez Deus? Porque só Ele governa? Porque Ele é adorado como Deus se até outros Anjos me adoram?"), semelhantemente, o mal dominava o coração de Miriã naquele momento para colocar Arão contra a liderança escolhida por Deus, e apesar de que Deus conhecia também seus pensamentos ( a critica revela - murmúrio, reclamação, insatisfação, desagrado, descontentamento). Já a autoexaltação acontece quando se diz "ôpa, fala com Moisés, mas fala conosco também", isso é uma divisão, é como dizer - Exemplo 1: "Deus falou com Moisés para irmos para a direita, mas Deus que também fala conosco, falou comigo para irmos para a esquerda" Nota: Deus não é Deus de confusão; A quem seguir? A liderança escolhida por Deus, que segue e direciona em obediencia e submissão a Palavra de Deus. Exemplo 2 (considerando nossa realidade atual): O Senhor revela ao Pastor que um certo obreiro, ou diácono, ou evangelista ou pastor ou fiel, foi escolhido para fazer uma campanha de pregação na igreja "A paz fulano, o Senhor me tocou que quer que você faça uma campanha na igreja pois tem um grande mistério que será relevado contigo" o sujeito responde "Bom, eu verei se vai dar, vou orar para o Senhor me confirmar". 1-Observação: Esse confirmar soa como "vou ver se Deus fala comigo também" simplificando "Se falou contigo esperarei falar comigo também" (ora, Ele já está falando por meio do pastor nesta situação).

2-Observação: Se houvesse alegria pela oportunidade não haveria questionamento, o questionamento aqui nasce pelo condicionamento, condicionar o falar de Deus ser verdadeiro quando falar a mim como falou ao outro (obviamente, podemos nos certificar que aquilo é verdade quando se confirma ao que agrada a Deus conforme a Bíblia e que segue em conformidade à Cristo), as vezes procuramos condicionar o que queremos absorver da bíblia e que acho melhor para mim sem aceitar sua correção também sendo que a palavra de Deus é a voz de Deus registrada em escrituras. Nota 1: Todos caíram da presença e foram destituídos da Gloria de Deus

Nota 2: Ninguém pode chegar a Deus se não for por meio de Cristo

1-Observação: Seguir a Cristo significa seguir conforme Ele, como Ele seguiu, buscar adorar como Ele adorou, fazer de Cristo inspiração a seguir, exemplo de caráter; Manter a mesma palavra e amor a Deus no barulho ou no silencio, procurar ser estável, buscar se manter na mesma posição de servo e de adorador mesmo em meio as aflições, não questionar mas agradecer; estar disposto a suportar o sofrimento por amor como Cristo suportou por nós sem ceder ao pensamento de recuo, mas abraçou a sua Cruz; no silencio adorou a Deus e viu Deus falar de várias maneiras, mas era o mesmo Deus mostrando que estava com Ele para confortá-lo, cabendo a Cristo ser humilde e se contentar com a resposta grande ou pequena que tivesse por parte de Deus em detalhes espirituais, mentais, físicos, ou no cumprimento da palavra. Cristo aprendeu a obediência com os sofrimentos que passou.

1-Exemplo: Se bater o medo de não sair da situação ou de não dar certo ou não saber se vai conseguir ou qualquer coisa que perturbe sua alma (seus pensamentos) - lembre-se do que Deus lhe disse ou do versículo que leu - se é que crê que ali está a sua voz e por ali Deus fala! Isto é, se é que a voz Dele é tão importante ou tão grande quanto seu medo. Se confiar em seus próprios pensamentos de medo é porque para ti eles são tão convincentes quanto a voz de Deus, e tão importantes quanto confiar que Deus já falou - "Ora, se estou me sentindo solitário e se Deus falou que está comigo, porque temerei a solidão?", "Se Deus falou que dará tudo certo se eu manter com fé e perseverança, porque temerei se dará certo ou não?" Explicação: Com base no exemplo acima - A quem tomei como senhor? A qual voz darei atenção nas tempestades da vida? A qual voz obedecerei? Quando eu sentir medo ou o que quer que seja: Obedecerei e me acalentarei na voz de Deus ou obedecerei e perturbarei na voz que ressoa no medo. Se Ele diz: "Estou contigo, acalma-te, já deu tudo certo, suporta mais um pouco, tudo podes em mim, o Deus que te fortalece, sou contigo quem será contra ti?" Portanto, se confiar e tiver fé, mesmo que uma pequena certeza pela fé, será capaz de descansar sua alma apesar da tempestade, resolverá o problema de cada dia, apesar do problema você confiará que Deus é maior que o problema, e se confio que Deus é maior, porque o pensamento de insegurança que mostra que existe possibilidade de não dar certo parece nos convencer mais e mexer mais conosco do que a voz de Deus? Será porque temos uma visão carnal e superficial e nos deixamos ser conduzidos ou convencidos facilmente pelo que vemos? Já viu falar em ouro dos tolos? É ouro - mas de tolos! O homem insensato e desajuizado pode estar terrivelmente triste, mas como vive pelo que vê, é facilmente ludibriado, ao ver o ouro sem entender que é de tolo, abandona imediatamente sua tristeza e seu medo, se alegra e descansa, apesar de não ter pago ainda a sua divida, porém sua alegria é momentânea e passageira, a consequência disso é que quando souber que o tal ouro é sem valor, procurará motivos para ter sua tristeza de volta e cairá em depressão ou culpará Deus questionando porque o enganou, deu-me alegria e a retirou! Esse é o pensamento do tolo e não o pensamento conforme Deus, nem mesmo a paz de Deus se compara a paz que o mundo dá, e essa alegria também não é a alegria segundo Deus, mas segundo o homem tolo e insensato que vive e se alegra pelo que vê, mas se confiasse na palavra de Deus como confiou no ouro de tolo, sua vida seria outra! O cristão que vive a espera de uma revelação ou sinal é semelhante a este homem tolo, até recebe a palavra e se alegra, mas depois se entristece e se deixa ser dominado por suas fraquezas comuns e seus pensamentos carnais, pois recebe palavras de vida ou orações, sonhos e até sinais mas não as põe em pratica quando é preciso, esta pessoa é insensata e ainda não reconheceu sua insensatez. Bom, e porque confiaria neste tipo de pensamento se o que Deus tem para mim é maior? Pois sua palavra diz "Os seus caminhos são maiores que os meus, e os seus pensamentos são maiores que os meus". Certo, se seus pensamentos são maiores que os meus - a estes servirei, neles confiarei, buscarei me manter, confiar, e me convencer Nele, para que Dele seja a honra, a Glória e o Poder, todavia, seguirei firme e terei coragem e ousadia, estou chorando e plantarei chorando, quer eu esteja triste, quer esteja fraco, quer esteja desanimado ou com medo, mas não deixarei de plantar e de agir em conformidade ao que lhe é agradável, justo e correto, e estou convicto que no tempo certo voltarei colhendo e sorrindo. 2-Observação: Procurar entender o sofrimento de Cristo; como Jesus procuraria lidar com o meu dilema, caso o meu problema fosse o problema dele?; Conhecer a Cristo e aprender a considerá-lo único e suficiente para minha vida.

DEUS fala por enigmas em mistérios porque só os íntimos poderão entender o que Ele diz...

Sem Deus, somos um corpo preparado para a morte, porque estamos debaixo da lei do pecado, pois somos perecíveis, e só temos salvação e Graça com Cristo, e em Cristo já não estamos debaixo dessa lei.


Nota: Nenhum de nós ouve a voz de Deus porque merece: Ele escolhe a quem falar, quando falar, como e de que modo falar, e se quer ou não falar, e nós busquemos o compreender e aceitar a sua posição, pois a forma como escolher falar é a forma como quer moldar a nós, para que não nos gloriemos, mas o glorifiquemos, e sejamos humildes para entender o seu falar até no simples canto dos pássaros ou no respirar que ainda temos, pois Deus também pode falar nisto conosco, para nos tornar humildes e aquebrantar nosso orgulho quando achar merecedores de ouvi-lo e que Ele deve falar conosco porque oramos, porque pedimos, porque jejuamos e adoramos. Deus é amor, e quando nos achamos merecedores, achamos que está suficiente o nosso clamor, a intenção disso, como Deus vê o profundo, é quase considerar que Ele está respondendo insuficiente - para este tipo de adorador quando mais quiser ter, menos terá, quanto mais quiser ver, menos verá, quanto mais quiser ouvir, menos ouvirá, pois esta pessoa já está dominada pela tristeza, ou por um desagrado, ou tem um murmúrio e descontentamento em seu interior, e geralmente se agrada com facilidade pelas coisas grandes e ignora as simples e pequenas. Assim não estaríamos no mesmo espírito de amor de Deus, e quanto mais quisermos ouvi-lo menos ouviremos, pois estamos buscando ver e ouvir carnalmente e não espiritualmente, pois estamos nos submetendo a uma ansiedade que nos transtorna e não permite que acalmemos mesmo vendo ou ouvindo suas palavras dia e noite, ou não valorizando o falar de Deus no seu cuidado por meio da mãe que perde dias e noites orando pelos filhos, ou dos irmãos orando pelos outros, ou dos pastores ou obreiros fazendo campanhas de oração nas casas, ou o amigo orando pelo outro, ou a esposa jejuando pelo marido e vice versa, contudo, vemos ou convivemos com eles orando por nós e ficando aflitos por nós, sofrendo por nós, perdendo noites por nós, mesmo assim a nossa cegueira, o nosso egoísmo, a nossa soberba, não nos permite valorizar nem o amor destes que tem dado vida por nós e ainda consideramos que Deus está em silencio: isso significa Orgulho, desprezo, porque quando a voz de Deus tiver que ressoar como você espera, menos a ouvirá, de fato, as coisas menores são as maiores.

O Falar de Deus:

Sonhos, visões e enigmas são maneiras fundamentais pelas quais Deus fala. A palavra traduzida como “enigmas” também significa descobrir, procurar resposta, solucionar. Deus nos fala através de enigmas porque isto requer que pesquisemos para descobrir o que Ele está dizendo. Deus nos fala em maneiras diferentes.

Há diferentes tipos de revelações. Os tipos comuns de revelações incluem impressões ou percepções mentais ou espirituais, visões internas, e sussurar da voz de Deus que ouvimos em nosso espírito.

Os tipos superiores de revelações incluem visões abertas, visitações de anjos, visitações do Senhor, sonhos vívidos, transes, ser levado pelo espírito, e outras experiências proféticas. Estes são tipos de revelações superiores e isto vêm com uma clara revelação.

Deus quer que percebamos que Ele nos fala através de impressões e percepções mentais e espirituais. Algumas vezes nós queremos o espetacular e perdemos o sobrenatural. Muitas coisas sobrenaturais vem a nós sem percebermos. Muitos cristãos estão recebendo impressões divinas, mas pensamos que são meros pensamentos ou coincidência.

Estamos constantemente pensando e algumas vezes estes pesamentos nos surpreendem. Nós podemos encontrar de repente com uma pessoa sobre a qual estávamos pensando ou de repente eles nos ligam. Depois que nos encontramos e falamos, dizemos: “eu estava mesmo pensando em você!” Por que estávamos pensando sobre eles? O que estávamos pensando sobre eles? Precisamos perguntar ao Espírito Santo sobre estes pensamentos. Em Atos 14:9 Paulo percebeu que um homem tinha fé para ser curado. Ele orou por este homem paralítico e ele andou. Não houve uma voz audível ou visão. Foi apenas uma impressão. Mais tarde Paulo percebeu que a viagem deles passaria por problemas (Atos 27:10). Depois de buscar a Deus sobre estas impressões que ele teve, ele soube o que fazer.

Deus nos dá impressões em nossas mentes, mas Ele também pode nos dar impressões em nossos corpos. Algumas vezes Deus nos faz sentir a dor que pessoa pela qual estamos ministrando cura está sentindo. Ao orarmos, de repente sentimos dor em alguma parte de nosso corpo. Depois que falamos à eles o que Deus quer curar e liberamos a oração de cura, a dor nos deixa.

Deus também fala através de impressões em nossas emoções. Nós podemos sentir o que outras pessoas estão sentindo. Podemos sentir medo ou tristeza de repente ao conversarmos com as pessoas. Podemos sentir como se precisássemos protegê-los do perigo. Algumas vezes sentimos a impureza na vida de alguém. Estas impressões nos são dadas para que possamos ajudá-los. Muitas vezes quando estamos orando à Deus para que Ele mova a salvação de cidades, sentiremos os espíritos territoriais daquela área. A principal maneira pela qual nos guia é dando impressões em nossa mente, e não nos nossos corpos ou emoções, por que podemos acabar recebendo estas impressões físicas e emocionais. Precisamos ter a Palavra de Deus habitando em nós ricamente para que possamos discernir os pensamentos e emoções em nossos corações (Hebreus 4:12).


Nota: Porque Deus as vezes fala mais claramente e certas vezes fala conosco por enigma até em seu silêncio?

Porque esta resposta Ele dará em seu interior por meio de uma vida de alimento com o Espírito Santo, ou também dará a resposta mais claramente no tempo devido, ou você permanecerá caminhando obedecendo sem questionar e seguindo até que desvende ou alcance o propósito dos enigmas de sua vida e das suas bênçãos (pois se dependesse de nós já teríamos revelado tudo ingenuamente a satanás), e Ele também fala por enigmas para que satanás não tenha acesso a informação, (para que só você entenda, ou procure entender. Para isso é preciso conhecer a sua voz, conhece-lo é entender profundamente que cada palavra na bíblia é a voz de Deus para nós.) pois se satanás soubesse, de fato, buscaria destruir o plano de Deus para ti, por este lado, até o silêncio de Deus pode, precisa e deve ser compreendido como algo agradável.

Declaração: Eu escolho discernir os pensamentos e emoções que eu tenho. Eu ando no Espírito diariamente!


Diácono Matheus Vaz



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
bottom of page